O projecto "Dar vida à vida" surge da necessidade de tornar os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Alpalhão mais activos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida destes, promovendo um espaço de interacção e de socialização entre estes e a comunidade. É assim que nasce a possibilidade de proporcionar aos utentes um espaço de contacto com a população enquanto ensinam, aprendem e disfrutam...
Esperamos que este projecto contribua para a interacção dos idosos com a comunidade, não só neste dia mas também nos restantes.

A Instituição

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Avaliação/Conclusão do projecto

Durante a realização do nosso projecto deparámo-nos com algumas pequenas dificuldades mas que não puseram em causa a concretização das actividades planeadas. A primeira situação com que nos deparámos foi logo na primeira intervenção, quando pedimos a participação das crianças na dramatização do conto, estas ficaram um pouco reticentes mostrando-se um pouco envergonhadas ao início, mas com o decorrer do conto e quando se aperceberam que não teriam que ter um papel activo na dramatização ofereceram-se para representar as personagens.
Outra situação foi o facto de os idosos não terem muitas capacidades motoras o que fez com que para a realização das actividades alguns precisassem da nossa ajuda
Foi com enorme agrado que ao finalizarmos as nossas actividades programadas nos apercebemos que os idosos sentiram de uma forma marcante e bastante positiva a nossa intervenção. Esta percepção foi notória no feedback que recebemos quer por parte dos idosos quer por parte dos funcionários e membros da direcção da Santa Casa da Misericórdia de Alpalhão. Assim, parece-nos notória uma forte necessidade dos idosos desta instituição na participação em actividades que proporcionem a interacção entre si e a comunidade. Deparámo-nos assim com a necessidade da criação de instrumentos e estratégias que promovam o bem-estar respeitando sempre as suas capacidades e limitações.

Sem comentários: