O projecto "Dar vida à vida" surge da necessidade de tornar os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Alpalhão mais activos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida destes, promovendo um espaço de interacção e de socialização entre estes e a comunidade. É assim que nasce a possibilidade de proporcionar aos utentes um espaço de contacto com a população enquanto ensinam, aprendem e disfrutam...
Esperamos que este projecto contribua para a interacção dos idosos com a comunidade, não só neste dia mas também nos restantes.

A Instituição

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Actividades

Manhã
- Dramatização do conto "O macaco do rabo cortado"
- Desenho colectivo e pintura elaborada por crianças e idosos
- Atelier de construção de origamis

Tarde
- Atelier de construção de saquinhos de cheiro
- Actuação do Grupo de Contra-danças de Alpalhão
- Actuação do grupo Folclórico "A Convenção de Evoramonte"


Descrição:
Durante a manhã existirá um espaço denominado “Entre Avós e Netos” que permitirá uma interacção entre os alunos (1º e 4º ano) da Escola do 1º Ciclo de Alpalhão e os utentes da Santa Casa. Através do conto “O macaco do rabo cortado” pretende-se aproximar gerações, promovendo as relações sociais e intergeracionais e contribuindo para a auto-estima dos idosos. Seguindo-se uma actividade de expressão plástica, desenho colectivo e um pequeno atelier de construção de origamis. Estas actividades permitem o desenvolvimento da criatividade individual, desenvolvem a destreza e a capacidade manual através de uma interacção entre as duas faixas etárias envolvidas.
Na parte da tarde a construção, por parte dos idosos, de saquinhos de cheiro é uma forma destes recordarem o nosso projecto. De seguida o espaço “Cultura viva” pretende manter presentes as tradições populares da nossa região e do nosso país com a actuação do Grupo Folclórico “A Convenção” de Evoramonte e o Grupo de Contra-danças de Alpalhão o que promove a socialização, a criação de momentos culturais e um incentivo à participação da população.

Sem comentários: