O projecto "Dar vida à vida" surge da necessidade de tornar os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Alpalhão mais activos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida destes, promovendo um espaço de interacção e de socialização entre estes e a comunidade. É assim que nasce a possibilidade de proporcionar aos utentes um espaço de contacto com a população enquanto ensinam, aprendem e disfrutam...
Esperamos que este projecto contribua para a interacção dos idosos com a comunidade, não só neste dia mas também nos restantes.

A Instituição

terça-feira, 29 de abril de 2008

Caracterização da Instituição

A Misericórdia de Alpalhão começou a sua actividade no ano de 1986 com a abertura do Centro de Dia, possuindo este 20 utentes e 3 empregadas; no ano seguinte começou o Apoio Domiciliário com 10 utentes, o que fez aumentar o número de empregadas para 5.

Em 1997 mudou-se para as novas instalações (local onde se encontra actualmente) abrindo também a valência de Lar. Actualmente tem 30 utentes em Centro de Dia, 40 em Apoio Domiciliário, 6 em Apoio Domiciliário Integrado e 24 em Lar, tendo assim aumentado o número de empregadas para 25.

Para além das valências sociais, a Santa Casa da Misericórdia de Alpalhão dinamiza também uma Empresa de Inserção a qual já proporciona a actividade laboral a 5 desempregadas de longa duração.

No ano de 2006 adquiriu um terreno com cerca de 7 hectares para a construção de um novo Lar, visto que o actual já não satisfaz as necessidades da população tendo uma vasta lista de espera.

Também no ano de 2006 concorreram ao Programa Pares para ampliação da Creche de Alpalhão com a construção do berçário, tendo sido o projecto aprovado, aguardam autorização para avançar com a obra.




Sem comentários: